NOSSA EQUIPE > COMITÊ GESTOR DO GEROLAB

Wilson Jacob Filho

Professor Titular da Disciplina de Geriatria, FMUSP;
Diretor do Biobanco para Estudos em Envelhecimento.

Médico formado pela FMUSP em 1976; Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas em 1977-78; Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica do HC-FMUSP em 1979; Especialista em Geriatria pela AMB-SBGG em 1982; Doutorado em Medicina pela FMUSP em 1988; Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da FMUSP em 1989; Diretor do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP em 1999; Professor Livre Docente da Disciplina de Geriatria da FMUSP em 2004; Especialista em Gerontologia pela SBGG em 2005; Professor Titular da Disciplina de Geriatria da FMUSP em 2006. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, envelhecimento e atividade física.

Interesses de pesquisa:

Seu principal interesse de pesquisa incluem a investigação dos determinantes do envelhecimento saudável.

Carlos Augusto Pasqualucci

Professor do Departamento de Patologia da FMUSP;
Diretor do Laboratório de Patologia Cardiovascular (Laboratórios de Investigação Médica do Hospital das Clínicas da FMUSP – LIM/22) e do Laboratório de Fisiopatologia no Envelhecimento da Faculdade de Medicina da USP;
Diretor do Serviço de Verificação de Óbitos da Capital da Universidade de São Paulo.

Carlos Augusto Pasqualucci nasceu em São Paulo, Brasil, em 1952 e se formou em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo, em 1975. De 1976 a 1978, completou o programa de residência médica em Patologia, no Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo. Obteve o título de Doutor, em 1984, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Interesses de pesquisa:

Sua área de interesse em pesquisa científica é o estudo da fisiopatologia das doenças cardiovasculares, especialmente a aterosclerose e sua associação com demência.

Ricardo Nitrini

Professor Titular do Departamento de Neurologia da FMUSP

Ricardo Nitrini nasceu em São Paulo, Brasil, em 1947 e se formou em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1971. De 1972 a 1974 completou o programa de residência em Neurologia, no Hospital das Clínicas, em São Paulo Paulo. Na mesma Universidade (USP), obteve os graus de Mestrado (1981), Doutorado (1986) e Professor Associado de Neurologia (1993). Desde 2012 ele é Professor Titular de Neurologia.

Ele é o fundador e editor-chefe da Dementia & Neuropsychologia, editor de área (Neurology) da revista Clinics e é membro do Conselho Editorial da Doença de Alzheimer e Distúrbios Associados, Journal of Alzheimer’s Disease e Arquivos de Neuropsiquiatria.

Ele é autor de 295 trabalhos em revistas indexadas da PubMed, 22 livros e 115 capítulos em livros. Seu índice H é 25, com 2839 citações (Web of Science).

Conquistas acadêmicas

– Coordenador Associado do curso de graduação em Neurologia na FMUSP de 1987 a 1989.

– Organizador da Up-Date in Neurology, um curso que começou em 1989 e é realizado a cada dois anos, sempre acompanhado por um livro que contém todas as aulas / conferências apresentadas no curso.

– Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia FMUSP de 1992 a 2015.

– Presidente do Comitê Científico do Congresso Brasileiro de Neurologia, 1998

– Delegado Brasileiro (Representante) da Academia Brasileira de Neurologia da Federação Mundial de Neurologia de 2002 a 2006

– Coordenador do Centro de Referência de Distúrbios Cognitivos (CEREDIC) do Hospital das Clínicas – FMUSP desde 2005
Presidente da Federação Sul-americana de Neurologia de 2006 a 2012.

– Membro do Comitê de Pós-Graduação da FMUSP de 2009 a 2013.

– Membro do Conselho de Administração do Hospital das Clínicas – FMUSP desde 2015

– Membro do Conselho de Administração do Brain Brain Brain Brasileiro, uma iniciativa multidisciplinar para estudar envelhecimento cerebral e demência.

– Organizador da Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer, que começou em 1997 e teve 10 reuniões.

– Organizador do Congresso Brasileiro de Demência Frontotemporal.
Co-presidente do Congresso Mundial de Cérebro, Comportamento e Emoções em junho de 2017.

Interesses de pesquisa:

Sua principal área de pesquisa é a demência, incluindo epidemiologia, diagnóstico clínico, neuroimagem, patologia e tratamento. Ele é o diretor da Unidade de Neurologia Comportamental e Cognitiva do Departamento de Neurologia e do Centro de Referência de Distúrbios Cognitivos, em São Paulo, Brasil.

Eduardo Ferriolli

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (1993). Pós-Doutorados em Geriatria nas Universidades de Southampton (1994 – 1995) e Edimburgo (2009), Reino Unido. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, geriatria, composição corporal, metabolismo energético e proteico, empregando isótopos estáveis em pesquisas clínicas. Tem especial interesse na síndrome da fragilidade do idoso e em sarcopenia.

Interesses de pesquisa:

“Tem especial interesse na síndrome da fragilidade do idoso e em sarcopenia “.

Lea Tenenholz Grinberg

A Dra. Lea T. Grinberg é uma neuropatologista com interesse em envelhecimento cerebral e distúrbios associados. Atualmente, ela é Professora Associada de Neurologia e Patologia na Universidade da Califórnia em São Francisco e Professora Assistente de Patologia na Universidade de São Paulo – Brasil. Ela recebeu sua formação em medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em Patologia e doutorado em neuropatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela também recebeu treinamento em doenças neurodegenerativas na Universidade de Washington em St. Louis. Seu treinamento de pós-doutorado em neuroanatomia foi concluído no Universty de Wuerzburg, na Alemanha, como bolsista da Fundação Humboldt. A Dra. Lea é um dos membros fundadores e atual membro do Comitê Gestor do Biobanco de Estudos em Envelhecimento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (anteriormente conhecido como Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da FMUSP). Investigando a coleção desse Biobanco, a Dra. Lea liderou estudos mostrando que a demência vascular, uma doença evitável, é muito mais comum no Brasil do que se imaginava, e que pessoas com ascendência africana têm fatores de risco para a demência diferentes dos caucasianos. Essas descobertas, juntamente com outras descobertas dos investigadores do Biobanco, estão mudando a percepção das causas subjacentes e dos fatores de risco para a demência na população brasileira e ajudando a moldar políticas públicas e direcionar esforços para desenvolver ferramentas de diagnóstico e tratamento adaptados para nossa população. Não menos importante, a Dra. Lea liderou estudos mostrando que a doença de Alzheimer começa a se acumular no cérebro em uma região chamada tronco cerebral. Isso poderia explicar por que as pessoas que desenvolvem demência de Alzheimer às vezes manifestam depressão, ansiedade e problemas de sono antes mesmo de apresentarem perda de memória. Na UCSF, a Dra. Lea mantém um laboratório ativo (http://grinberglab.ucsf.edu ) no Centro de Memória e Envelhecimento. Esse laboratório é pioneiro em estudos com tecido cerebral humano, neurônios derivados de iPSCs e tecnologia de computação avançada. A Dra. Lea também atua como diretora de Núcleo de Validação Humana do Tau Center Without Walls, financiado pelo NIH, e é co-líder do Banco de Cérebros de Doenças Neurodegenerativas da UCSF. Desde 2018, a Dra. Lea também atua no comitê executivo do Global Brain Health Institute ( www.gbhi.org ).

Interesses de pesquisa:

Doença de Alzheimer, Degeneração lobar frontotemporal, demência vascular, doença de Parkinson, encefalopatia traumática crônica, validação de neuroimagem baseada em histologia.

Claudia Kimie Suemoto

Professora Doutora, Disciplina de Geriatria, FMUSP

A Dra. Claudia Suemoto é médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em Clínica Médica e Geriatria pela mesma instituição. Tem doutorado em Ciências sobre a associação entre fatores de risco cardiovascular e demência. Claudia possui mestrado em Epidemiologia e pós-doutorado pela Harvard School of Public Health. Em 2016, foi uma das laureadas com o prêmio “Para Mulheres na Ciência” promovido pela L’Oreal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências.

Interesses de pesquisa:

Sua principal área de interesse é o estudo de fatores de risco para as demências, principalmente a associação entre doenças cardiovasculares e demências.

Renata Elaine Paraizo Leite

Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da EEUSP

Enfermeira formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Enfermagem Geriátrica e Gerontológica pela mesma instituição. Doutora em Ciências (Patologia no Envelhecimento) pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutora em Psicometria pelo Laboratório de Métodos Psicométricos e Experimentais da Universidade de Quebec em Trois-Rivières, no Canadá. Líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Terapia Intensiva. Editora Associada da Revista da Escola de Enfermagem da USP. Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem em cardiopneumologia de Alta Complexidade da EEUSP/InCor-HCFMUSP. Tem experiência em Enfermagem, com enfase em: enfermagem gerontológica, enfermagem em cardiologia, enfermagem em cuidados intensivos e psicometria.

Interesses de pesquisa:

Interessa-se pelo estudo da validação de métodos para mensuração de fenômenos em saúde (psicometria e clinimetria); pelo estudo das repercussões encefálicas e funcionais das alterações cardiovasculares no idoso; e pelo estudo do cuidado de enfermagem cardiogerontológico em terapia intensiva.

Helena Bretani

Helena Brentani é formada em medicina na Universidade de São Paulo (1990), realizou Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica na Escola Paulista de Medicina (1998) e Doutorado em Psiquiatria Universidade de São Paulo (2001). Trabalhou no laboratório de bioinformática do Instituto Ludwig de pesquisa contra o câncer e foi coordenadora do laboratório de bioinformática do Hospital AC Camargo. Desde 2010 é Professora Doutora do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenadora do Programa do Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas da FMUSP. É orientadora nos programas de pós-graduação em Psiquiatria e em Bioinformática da USP. Coordena o Laboratório de Bioinformática ‘PsysBio’ do Laboratório de Investigação médica do HC-FMUSP – LIM23, que possui infraestrutura de bioinformática para execução de estudos de análise em larga escala.

Interesses de pesquisa:

Sua área de pesquisa esta relacionada à busca de marcadores biológicos de risco para diagnóstico, prognóstico e resposta terapêutica para transtornos do neurodesenvolvimento. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPQ nível 2, publicou 146 artigos em revistas científicas, conta com 1559 citações e índice-h de 22.

Luiz Fernando Ferraz da Silva

Professor Doutor do Departamento de Patologia da FMUSP
Vice Diretor do Serviço de Verificação de Óbitos da Capital da Universidade de São Paulo
Assessor Técnico da Pró-Reitoria de Graduação

Médico formado pela FMUSP em 2002 com residência em patologia na mesma instituição em 2006 e Doutorado em Patologia pela FMUSP em 2010. Pós-Doutorado pelo Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School em 2017, foi indicado como Young Physician Leader pela interacademy partnership e international academy of science em 2018.

Interesses de pesquisa:

Suas principais linhas de pesquisa incluem a patologia de autópsia e correlação patológica-radiológica com análise computadorizada de imagens patológicas e radiológicas, além do estudo de estratégias de autópsia minimamente invasiva incluindo uso de métodos de imagem como angiotomografia e ultrassonografia.